Música protestante nos encontros católicos: sim ou não?

musica-catolica-protestante-nos-encontros-catolicos-sim-ou-nao

Musicas Catolicas – O artigo do missionário da Comunidade Canção Nova André Florêncio fala sobre a música protestante nos encontros católicos

 

Oi!
Deus abençoe você e também seu ministério.
Quero lidar de um ponto controverso e também bastante austero, que é incerteza e também motivo de discussão entre diversos. Enfim de contas, posso trovar músicas protestantes no meu conjunto de jovens, de reza etc? E também na Santa Liturgia?
Quero encaminhar poucas ideologia para possamos produzir uma discussão produtiva em nossos grupos. Já no início deste artigo, quero implorar a claridade do Alma Santo, que Este seja o iluminador das ideologia que quero colocar cá e também também das princípios do qual irá ter aproximação a este teor.

De modo alguma quero estabelecer uma cisão entre pessoas, porém acredito que a informação nos dá subvenção para boas escolhas.
André, você já tocou música evangélica?
Sim, varias vezes! Já rezei com músicas evangélicas, já obedeci a diversos padres que me pediram músicas evangélicas durante a Liturgia e também também a coordenadores que me trouxeram o repertório e também nele constavam essas músicas.
Comecei desta forma, porque não quero me colocar como um ditador que como o que deve ou não ser acontecimento ; porém, tenho procurado me informar sobre o matéria, para encaminhar teor que gerencia um diálogo e também, desta forma, possamos chegar num consenso. Se hoje em dia eu precisar tocar músicas evangélicas, eu as tocarei. Porém por quê? Para quê? Faço uma estudo. Em poucos casos, propus uma troca: que tal tocarmos essa música em vez dessa que você me trouxe? Em certos casos, preciso obedecer; em outros, posso recusar. Falo isso para você também tenha como, em pequenas quantidades, ocupar essa liberdade.
Sou vs a música evangélica?
Não, não e também repito não. Admiro bastante os músicos evangélicos! No meio de eles, estão grandes nomes da música brasileira e também músicos intensamente capacitados. Porém há uma diferença entre não ser em oposição a a música e também utilizá-la na minha igreja. Vamos desenvolver melhor o matéria.
Sabemos muito que há 30 ou 40 anos, início da Renovação Carismática Católica (RCC) no Brasil, havia poucas rádios católicas, poucos músicos católicos, a própria Rádio Cantiga Novidade tocava várias músicas evangélicas. No livro ‘Louvemos o Sô ’, havia várias músicas evangélicas; outras, popularizaram-se tanto no meio católico que, atualmente, absolutamente ninguém imagina que são evangélicas. Músicas que, de modo alguma, ofendem ou ofenderam a nossa fé. Porém, era um tempo dissemelhante, um cenário que justificava tais atitudes. Hoje em dia, estamos em outro cenário, varias coisas aconteceram na música católica em 40 anos.
Há, hoje em dia, inúmeras músicas católicas, diversos cantores, compositores etc. A Rádio Cantiga Novidade não toca mas músicas evangélicas, já não é mas necessário tocá-las.

E também nós músicos, ainda temos premência de tocar publicamente as músicas evangélicas? Número reduzido de responderam ‘sim’, e também têm suas justificativas; outros responderam ‘não’ e também têm suas justificativas. Será que temos a urgência de tocar publicamente as músicas evangélicas? Voltando à pergunta do parágrafo que está detrás : “Música evangélica: onde e também enquanto? ”
Quero recorrer a uma oração de Dom Estevão Bettencourt, o da mesma forma padre Joãozinho já citou em seu blogue.

como-musico-catolicos-temos-necessidade-de-tocar-musicas-evangelicas
como-musico-catolicos-temos-necessidade-de-tocar-musicas-evangelicas

Segue na íntegra a postagem de padre Joãozinho de agosto de 2009:
1) “ Porque muito, os protestantes têm seus cantos religiosos, cuja letra exprime a fé protestante. O católico que utiliza esses cânticos, não é possível que permitir de assimilar em pequenas quantidades a mentalidade protestante; esta é, em certos casos, mas subjetiva e também sentimental do que a católica.
2) Os cantos protestantes ignoram verdades centrais do Cristianismo: A Eucaristia, a comunidade dos beatos, a Igreja Mãe e também Professora … Esses temas não podem faltar numa certidão espiritualidade cristã.
3) Deve-se estimular a produção de cânticos fundamentado na fundamento da fé” (Dom Estevão Tavares Bettencourt, OSB- Pergunte e também Responderemos n. 516)” Outra sentença : “Lex orandi lex credendi” (Nós oramos consoante aquilo que cremos).
1 – O esquina exprime a fé religiosa. Nossa fé, por mas que tenham pontos que se encontrem com a fé protestante, não é a mesma. Não vamos poder trespassar por aí dizendo que, por acreditarmos em Deus, expressamos a mesma fé ou o que importa é pensar em Deus e também tudo muito. Existem diferenças bastante essenciais.

No item 2, este como que o quina protestante ignora verdades centrais do Cristianismo: Eucarística, comunidade dos beatos, dogmas etc. Tal música parecido que foi feita para a Eucaristia, porém não foi; outra música asemelhava a que foi feita para a Eucaristia, porém não foi. Porque eles não acreditam nessas verdades; portanto, se você não acredita no que canta, deixa de ser verdadeiro na sua música. E também isso os evangélicos não são; eles são autênticos em suas composições.
2 – Música mas subjetiva e também sentimental.
Em seu weblog, padre Paulo Ricardo refere, em um dos seus textos, o Papa emérito Bento XVI: “ A rito não deve ser simplesmente uma frase de sentimentos, porém surdir a presença e também o mistério de Deus, em que este entra e também pelo que nós nos permitimos ser formados”. E também essa sentença está completamente conforme o que escreveu também Dom Estevão.
O Papa emérito fala direta da rito, porém essa oração não cabe em nenhum gênero de situação onde se faz necessário a música? Vamos averiguar juntos uma situação:

agora-como-deve-ser-as-musicas-na-santa-missa
agora-como-deve-ser-as-musicas-na-santa-missa

Hoje em dia, com o desenvolvimento das redes sociais e também a alteração do mercado fonográfico, temos aproximação a tudo e também a a humanidade pela web.

Vamos a um exemplo: animei meu conjunto de reza só com músicas evangélicas. Houve a pregação e também a reza, o Anjo Santo agiu. Porém a música da noite, aquela da congregação tal ou da igreja tal, ficou gravada na mente da população. Ela ou aquela música, porque fez uma experiência, seja com Deus, seja com a música ou com o instante (não é isso que quero distinguir agora). Ela retornança para lar, vai procurar a música na web e também a encontra na manadeira, isto é, de onde ela veio. Desculpe-me, porém colocamos aquela população em uma zona de risco. Posso produzir nela a vontade de saber mas daquela manadeira. Não protegi minha fé.

Você já conhece nossas Camisetas Catolicas? Clique aqui

Você é possível que expressar : porém o que importa verdadeiramente é levar a população a descobrir Deus. Irmãos, somos católicos e também precisamos presentear às pessoas que vem até nós a verdade da fé católica, zero dúbio ou equivocado.
Volto à sentença “Lex orandi lex credendi” (Nós oramos consoante aquilo que cremos). Posso complementar? Em meu livro “Música, chamado e também serviço” falo um tanto disso, quina o que acredito e também falo também sobre a música secular, no que refere-se à verdade de fé. Dom Estevão nos deu uma boa claridade!

Vamos ver o que o Rudimentos da Igreja Católica nos oi : “1156 – A tradição músico da Igreja universal constitui um tesouro de quantidade inestimável que se destaca entre as demais expressões de arte, especialmente, porque o esquina sacro, ligado às palavras, é secção imprescindível ou integrante da ritual solene. (…) 1157 – O esquina e também a música desempenham sua função de sinais de forma tanto mas significativa por estarem intimamente ligadas à ação litúrgica, segundo três parâmetros primordiais : a venustidade expressiva da reza, a participação unânime da câmara nos movimentos previstos e também o caráter solene da celebração. Participam de forma da objeto das palavras e também das ações litúrgicas: a glória de Deus e também a santificação dos fiéis. (…) 1158 – Agora, os textos destinados ao quina sacro hão de ser conformes a princípio católica, sendo até tirados de preferência das Sagradas Escrituras e também das fontes litúrgicas.
“Quero enfatizar a última oração : “1158 – Agora, os textos destinados ao esquina sacro hão de ser conformes à Princípio Católica, sendo até tirados de preferência das Sagradas Escrituras e também das fontes litúrgicas”.

Poucos podem manifestar : “ Porém a música protestante também é tirada da Sagrada Escritura”. Porém, você nunca vai descobrir, na igreja protestante, uma música baseada no livro de Macabeus nem de Tobias.
As fontes litúrgicas são riquíssimas, porque esmiúçam para nós a ritual no que refere-se ao proceder, ao cantos, às ações etc.

Fundamentado no que como o Rudimentos da Igreja Católica e também no terceiro item que Dom Estevão nos diz supra : “3) Deve-se estimular a produção de cânticos baseado na fundamento da fé”.
Lanço um duelo

Vamos criar músicas para a sagrada ritual? Prosseguirei grafar outro post sobre formação, porém deixo cá o invitação. Você possui capacidade, originalidade e também inspiração para ser capaz assentir a rito belíssima.
Só uma pista : desvelo com a elaboração, porque ela não fique com pouquíssima ensinamento e também bastante sentimento. Nossa música é rica em fundamento, vida do povo e também uma pitada boa de sentimento.

No quotidiano, como optar as músicas?
“André, meu padre só me pede música evangélica”. Digo também, no meu livro, que o padre é o presidente da celebração, a nós cabe obedecer-lhe. Porém, é bastante interessante conversar depois sobre o matéria. Se a opinião dele for dissemelhante da sua, você deve obedecer-lhe.

Para contrapor a opinião do padre, do coordenador e também até do povo, que acha as músicas evangélicas melhores ou mas adequadas, ligeiro opções. Para isso, ouça músicas católicas.
Se você só ouve música evangélica, em um instante de prece ou nenhum gênero de outro instante, toda sua inspiração será baseada nela. Digo em meu livro que é impraticável o Anjo inspirá-lo sobre um pouco que você não conhece.
Agora, se a música é uma inspiração do Deus para aquele instante, se você possui probabilidade disso e também não possui outra opção, não vá em oposição a o Alma Santo. Fique circunspecto e também observe se é um sabor pessoal ou inspiração mesmo.

Mas uma vez eu lhe digo que não sou em oposição a a música evangélica. Admiro diversos músicos evangélicos, já recorri a número reduzido de para me ajudar, já fiz parceria com outros ; porém, todo um possui o seu lugar. Só quero, com esse escrito, ajudar você a descobrir o seu lugar na Igreja Católica como músico católico, que propaga a fé por meio da nossa música.

Você já conhece nossas Camisetas Catolicas? Clique aqui

Compartilhe com seus amigos

1
Deixe um Comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
poltronas para auditório Recent comment authors

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
poltronas para auditório
Visitante

Oi Pessoal. Estou visitando o site. Um salve da poltronasparaauditorio.com.br

>