Bióloga vê baleia se aproximar quando percebe que ela tentava apenas a proteger

Bióloga vê baleia se aproximar quando percebe que ela tentava apenas a proteger
Baleias-jubarte já têm o costume de ajudar outros animais em perigo

É incrível como os animais têm uma empatia enorme por alguém que nem conhecem. Um dos exemplos disso virou notícia no mundo todo quando a bióloga Nan Hauser contou que foi salva por uma baleia-jubarte.

Isso mesmo! Enquanto mergulhava no mar das Ilhas Cook, no Pacífico, encontrou com o gigante mamífero, que parecia extremamente interessado nela. No começo, Nan achou meio assustadora aquela forma de interação. “Eu estava na água e ela se aproximou de mim. E ela não parava. Eu tentava me afastar, mas, por 10 minutos e meio, ela ficou me colocando sob as suas nadadeiras peitorais… E simplesmente girando ali, comigo no corpo dela”, conta.

Entretanto, o mais incrível ainda vem a seguir: aparentemente, a baleia, que pesa mais de 25 toneladas, estava tentando proteger a bióloga de um ataque de tubarão. Isso ficou ainda mais evidente quando Nan saiu da água e percebeu que um tubarão-tigre as espreitava o tempo todo. Essa espécie de predador é uma das mais agressivas entre os tubarões.

“Eu avistei uma baleia à distância batendo a barbatana. Mas eu não fiz a relação. Não percebi que tinha um tubarão ali”, conta. De acordo com a bióloga, as baleias-jubarte são “altruístas” e têm o costume de ajudar outros animais em perigo.

“Elas têm um comportamento incrível. Elas se apressam para entrar numa situação e salvar um representante de outra espécie”, disse. “Eu sou, possivelmente, o primeiro ser humano salvo por elas de que se tem registro.”

Após sua experiência com a baleia, Nan afirma ter dicado um pouco dolorida, mas nada que se compare à extrema gratidão que sentiu ao entender o que o animal gigante fez por ela. Tanto que a despedida das duas foi emotiva: “Eu te amo também. Eu te amo!”, gritou ao deixar a água e dar adeus à sua heroína.

 

Fonte: BBC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

>