9 Dicas de Como Fazer Jejum para Agradar a Deus

como fazer um jejum que agrada a deus

Quer ajudar o nosso blog a continuar online? Assine Agora Mesmo!

Quer aprender como fazer um jejum que agrada a deus? Leia nesse artigo dicas muito importantes para um bom jejum! Continue lendo, você vai adorar!

 

Como devemos jejuar

O Jejum é uma prática comum no cristianismo. Quando Jesus estava falando com seus discípulos, Ele lhes ensinou sobre o jejum (Mateus 6:16-18). Aqui estão algumas dicas para o jejum que vão te ajudar a ter um tempo de qualidade e de crescimento espiritual na presença de Deus. Busque cumprir cada etapa e deixe o Espírito Santo te conduzir neste momento.

Planejando o jejum

A Bíblia tem exemplos de um dia, três dias, sete dias e jejuns de quarenta dias (Juízes 20:26, Ester 4:16, 1 Samuel 31:13 e Mateus 4, respectivamente). Você deve começar o seu jejum com oração e uma plano específico de quanto tempo você vai jejuar.

Existem vários tipos de jejum. Algumas pessoas jejuam apenas com água por períodos curtos, enquanto outras mantêm jejuns por várias semanas com suco e caldo mantendo uma dieta líquida. Há também aquelas pessoas que tiram o almoço ou jantar. Todos são válidos. Você só precisa decidir o que é certo para o seu corpo e suas finalidades.

Parte do planejamento de seu jejum, deve ser educar-se em diferentes tipos de jejuns e razões para jejum que agrada a deus. Também é importante saber como entregar o seu jejum apropriadamente. Quanto mais tempo, mais crítico e difícil vai ser o seu jejum.

É seu o jejum que agrada a deus e não dos outros

Enquanto um jejum, por natureza, é desgastante, deve ser um desgaste para você, não para aqueles que o rodeiam. Você não deve obrigar sua família a não comerem por causa do seu jejum. Isso tira a natureza pessoal do jejum e acaba trazendo um descontentamento e nervosismo às pessoas que o rodeia.

Diga apenas às pessoas de extrema confiança

Sua esposa ou esposo precisa saber que você está jejuando. Além disso, seria melhor não dizer a outras pessoas que você esta jejuando. A maioria não vai entender. O como fazer um jejum que agrada a deus também pode se tornar uma fonte de orgulho e soberba, mais e mais pessoas poderão saber e isso tira a glória de Deus e a traz para você e não é este o objetivo do jejum.

Dizer ao seu pastor, pode ser uma boa idéia, tanto para você quanto para ele. Vai ser um incentivo para que ele ore mais especificamente para você durante este tempo. E você vai saber que alguém está orando por seu bem-estar físico e espiritual. No jejum muitas batalhas espirituais são travadas e é de extrema importância que o seu líder ou pastor tome ciência de sua batalha.

A Cafeína

Vários dias antes de seu jejum que agrada a deus começar, você deve iniciar a “desintoxicação” da cafeína. Algumas pessoas experimentam dores de cabeça insuportáveis ​​2 a 3 dias após deixar de beber produtos com cafeína. Durante o seu jejum que agrada a deus você já vai sentir um desconforto em seu estômago por causa da mudança no habito alimentar. Não há necessidade de adicionar um segundo desconforto, se isso puder ser evitado seria ótimo.

Desconecte da Mídia

Desligue-se da TV, rádio, jornais e a Internet, eles podem ajudar você a perder o foco do seu objetivo para o jejum. Você ficará menos tentado pelo constante bombardeio de publicidade e programas maliciosos que circulam na mídia. Evitando a mídia, vai te dar mais tempo para se concentrar no Senhor e em Sua Palavra.

Desconecte das Redes sociais – Jejum de redes sociais

jejum de redes sociais

Quer ajudar o nosso blog a continuar online? Assine Agora Mesmo!

Jejum de redes sociais não é necessariamente um período de férias, apesar de dedicar um bom tempo longe das pessoas durante o seu período de jejum. Poderá ajudar a obter o máximo de benefício se você se desligar do mundo que comumente o cerca. Deixe o seu e-mail, redes sociais e celular para trás. Se possível, encontre alguém que possa cobrir suas responsabilidades no trabalho e ministério. Muitas pessoas jejuam e ainda exercem as suas atividades diárias normalmente. Mas se você conseguir se desligar de tudo, vai te dar mais tempo em silêncio e quietude com o Senhor.

Não estou condenando as redes sociais, estou dizendo que devemos ter sabedoria ao utilizá-las. Não se pode abandonar o real e viver o virtual como se fôssemos um avatar de videogame. Há uma vida, família, sonhos, saúde, amigos e o mais importante, há um Deus esperando por você. Ele não está nas redes sociais, Ele está dentro de você, em seu coração, na sua vida, na história que você carrega com suas alegrias e tristezas, sorrisos e lágrimas. Ele é real, e importa que você esteja diante dEle na realidade da sua vida e do seu ser. Sem filtros, sem aparências montadas, mas com um coração quebrantado e derramado diante dele. Onde haverá só ele e você, ninguém mais.

No secreto de Deus, onde não precisarás de likes, compartilhamentos e comentários se estão gostando de sua atuação. Longe de holofotes virtuais, de interpretações equivocadas a seu respeito, de opiniões infundadas, de poses montadas com o melhor ângulo ou filtro, mais um secreto repleto da maior alegria que podemos ter, a presença de Deus.

Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás. (Salmos 51:17)

E se para isso for necessário que você se afaste um pouco, por que não fazer um jejum das redes sociais? Não o veja como uma privação, veja como como momentos que você escolheu para ficar mais perto de Deus e da realidade que Ele te presenteou, sua família, amigos e a si mesmo.

E quando tudo estiver bem, use as redes sociais com sabedoria e disciplina para engrandecer o nome do Senhor e alcançar outras vidas para o reino. Ele te dará as estratégias certas.

Mais do que exposições, Cristo quer que sejamos o que Ele pensou para nós, a ponto de tudo glorificar o Seu nome, inclusive nossas redes sociais.

Você já teve sua experiência com as redes sociais? Já passou um tempo off-line para se refazer em Deus? Conte-nos como foi, sua experiência pode abençoar outras vidas.

Cuidado com suas emoções

Algumas pessoas experimentam diversas mudanças de humor durante um jejum. Em um momento estão totalmente focadas em Deus e no próximo estão buscando piedade das pessoas. Sabendo que isto é provável que aconteça, espero que possa o ajudar a reagir corretamente diante das circunstâncias. Aprender a se reorientar em Deus e Sua bondade, irá o ajudar durante esta fase do jejum quando ele for longo e você experimentar emoções semelhantes.

Mantenha-se fisicamente ativo

Você deve ter tempo para descansar, mas isso não significa que você não deve fazer nada. Desfrute de um passeio no parque. Saia de casa e visite lugares que podem te levar a uma reflexão sobre a criação de Deus e de tudo que Ele fez.

Concentre-se em Deus

como fazer um jejum que agrada a deus

O jejum é um tempo para estudar a Palavra de Deus, meditar e orar. Para ajudar com isso, planeje uma passagem bíblica específica ou tópico que deseja estudar durante o seu jejum. Procure versos que você deseja memorizar e meditar. Gastar tempo conversando com Deus é permitir que Ele se revele a você em Sua Palavra.

 


Orações que você vai gostar de rezar:

Orações para Arrumar Emprego

Oração ao fiel protetor, Santo Anjo da Guarda

Oração De Cura De Todas As Doenças – Pe Marcelo Rossi

Como ensinar a seu filho qual é a verdadeira Igreja de Cristo?


 

Quer ajudar o nosso blog a continuar online? Assine Agora Mesmo!

Compartilhe com seus amigos

4 thoughts on “9 Dicas de Como Fazer Jejum para Agradar a Deus

  1. Luiz Carlos says:

    Há, ainda o Jejum de Daniel (Dn 10, 2-12):

    [2]Naquele tempo, eu, Daniel, fiz penitência durante três semanas.
    [3]Não provei alimento delicado algum: não passou em minha boca nem carne nem vinho; não me ungi de óleo absolutamente durante o transcurso dessas três semanas.
    [4]No vigésimo quarto dia do primeiro mês, encontrava-me à beira do grande rio, o Tigre.
    [5]Levantando os olhos, vi um homem vestido de linho. Cingia-lhe os rins um cinto de ouro de Ufaz.
    [6]Seu corpo era como o crisólito; seu rosto brilhava como o relâmpago, seus olhos, como tochas ardentes, seus braços e pés tinham o aspecto do bronze polido e sua voz ressoava como o rumor de uma multidão.
    [7]Eu, Daniel, era o único a ver essa aparição; meus companheiros não a viram, mas se apoderou deles um tão grande pavor que fugiram para esconder-se.
    [8]Fiquei portanto sozinho a contemplar essa grandiosa aparição. As forças me abandonaram: a tez do meu rosto tornou-se lívida e eu desfaleci.
    [9]Ouvi então esse homem falar, e, ao som de suas palavras, caí desmaiado, com o rosto por terra.
    [10]Eis porém que uma mão me tocou, e fez com que me erguesse sobre os joelhos e as palmas das mãos.
    [11]Daniel, homem de predileção, disse-me ele, presta atenção às palavras que vou dirigir-te. Levanta-te, pois tenho uma mensagem a te confiar. Como me falasse assim, levantei-me tremendo.
    [12]Não temas, Daniel, disse-me, porque desde o primeiro dia em que aplicaste teu espírito a compreender, e em que te humilhaste diante de teu Deus, tua oração foi ouvida, e é por isso que eu vim.

    Para a realização deste Jejum, devemos seguir o seguinte guia de orações:

    Dia 01: Salmo 22 – ORE E EXPERIMENTE A COMPANHIA DO BOM PASTOR.
    Dia 02: Salmo 90 – ORO E PROCLAMO O PODER DE DEUS PARA LIVRAR-ME DE TODO MAL.
    Dia 03: Salmo 67 – ORO E VEJO FUGIREM OS INIMIGOS DE DEUS.
    Dia 04: Salmo 19 – ORO E CONFIO NA VITÓRIA QUE O SENHOR ME REVELOU.
    Dia 05: Salmo 45 – ORO E PROVO O AMPARO DE DEUS NAS TRIBULAÇÕES.
    Dia 06: Salmo 55 – ORO E CLAMO COM CONFIANÇA AO SENHOR.
    Dia 07: Salmos 66 – ORO E PEÇO A ABUNDANTE BÊNÇÃO DO SENHOR.
    Dia 08: Salmos 94 – ORO E MANIFESTO MINHA ALEGRIA NA PRESENÇA DE DEUS.
    Dia 09: Salmo 110 – ORO E PROCLAMO AS GRANDES OBRAS DO SENHOR.
    Dia 10: Salmo 50 – ORO E PEÇO AO SENHOR UM CORAÇÃO CONTRITO.
    Dia 11: Salmo 95 – ORO E CANTO A GLÓRIA DO SENHOR.
    Dia 12: Salmo 112 – ORO E RENOVO MINHAS FORÇAS NO PODER DE DEUS.
    Dia 13: Salmo 118,105-112 – ORO E FAÇO DA PALAVRA DE DEUS A MINHA LUZ.
    Dia 14: Salmo 141 – ORO E REVELO A DEUS AS AFLIÇÕES DO MEU CORAÇÃO.
    Dia 15: Salmos 145 – ORO E COLOCO NO SENHOR A MINHA ESPERANÇA.
    Dia 16: Salmo 123 – ORO E CREIO QUE O MEU SOCORRO ESTÁ NO NOME DO SENHOR.
    Dia 17: Salmo 99 – ORO E LEVO A FIDELIDADE DO SENHOR.
    Dia 18: Salmo 92 – ORO E DESCANSO NAS ETERNAS PROMESSAS DO SENHOR.
    Dia 19: Salmo 83 – ORO E AGRADEÇO AO SENHOR POR TODAS SUAS GRAÇAS.
    Dia 20: Salmo 41 – ORO E ESPERO A VOSSA BÊNÇÃO QUE VEM CHEGANDO, SENHOR.
    Dia 21: Salmo 150 – ORO E PROCLAMO A VITÓRIA DO SENHOR, ALELUIA!

    Espero que seja útil aos irmãos. Para maior honra e glória de Nosso Senhor Jesus Cristo.

    • admin says:

      Bom dia Bruno, bom dia irmãos que estão acompanhando nos comentários também!
      O Jejum citado pelo Bruno é de extrema eficácia! Eu definitivamente AMO esse jejum!
      Iremos fazer uma publicação falando somente dele em breve. Muito obrigado por compartilha-lo com nossos amigos aqui conosco, Bru, muito útil!
      Que a paz de Jesus esteja sempre com você! ;*

  2. Pingback: Conheça tudo sobre →【Penitencias Corporais Católicas】Clique!

  3. Valelo Ntoni Gaston says:

    Muito obrigado pelo rico ensinamento, pior o Jejum das redes sociais , porque o Jejum e’limpeza e purificacao de nosso espirito e de nossa alma durante toda vida de peregrino nesta terra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.