9 Dicas de Como Fazer Jejum para Agradar a Deus

Quer aprender como fazer um jejum que agrada a deus? Leia nesse artigo dicas muito importantes para um bom jejum! Continue lendo, você vai adorar!

 

Como devemos jejuar

O Jejum é uma prática comum no cristianismo. Quando Jesus estava falando com seus discípulos, Ele lhes ensinou sobre o jejum (Mateus 6:16-18). Aqui estão algumas dicas para o jejum que vão te ajudar a ter um tempo de qualidade e de crescimento espiritual na presença de Deus. Busque cumprir cada etapa e deixe o Espírito Santo te conduzir neste momento.

Planejando o jejum

A Bíblia tem exemplos de um dia, três dias, sete dias e jejuns de quarenta dias (Juízes 20:26, Ester 4:16, 1 Samuel 31:13 e Mateus 4, respectivamente). Você deve começar o seu jejum com oração e uma plano específico de quanto tempo você vai jejuar.

Existem vários tipos de jejum. Algumas pessoas jejuam apenas com água por períodos curtos, enquanto outras mantêm jejuns por várias semanas com suco e caldo mantendo uma dieta líquida. Há também aquelas pessoas que tiram o almoço ou jantar. Todos são válidos. Você só precisa decidir o que é certo para o seu corpo e suas finalidades.

Parte do planejamento de seu jejum, deve ser educar-se em diferentes tipos de jejuns e razões para jejum que agrada a deus. Também é importante saber como entregar o seu jejum apropriadamente. Quanto mais tempo, mais crítico e difícil vai ser o seu jejum.

É seu o jejum que agrada a deus e não dos outros

Enquanto um jejum, por natureza, é desgastante, deve ser um desgaste para você, não para aqueles que o rodeiam. Você não deve obrigar sua família a não comerem por causa do seu jejum. Isso tira a natureza pessoal do jejum e acaba trazendo um descontentamento e nervosismo às pessoas que o rodeia.

Diga apenas às pessoas de extrema confiança

Sua esposa ou esposo precisa saber que você está jejuando. Além disso, seria melhor não dizer a outras pessoas que você esta jejuando. A maioria não vai entender. O como fazer um jejum que agrada a deus também pode se tornar uma fonte de orgulho e soberba, mais e mais pessoas poderão saber e isso tira a glória de Deus e a traz para você e não é este o objetivo do jejum.

Dizer ao seu pastor, pode ser uma boa idéia, tanto para você quanto para ele. Vai ser um incentivo para que ele ore mais especificamente para você durante este tempo. E você vai saber que alguém está orando por seu bem-estar físico e espiritual. No jejum muitas batalhas espirituais são travadas e é de extrema importância que o seu líder ou pastor tome ciência de sua batalha.

A Cafeína

Vários dias antes de seu jejum que agrada a deus começar, você deve iniciar a “desintoxicação” da cafeína. Algumas pessoas experimentam dores de cabeça insuportáveis ​​2 a 3 dias após deixar de beber produtos com cafeína. Durante o seu jejum que agrada a deus você já vai sentir um desconforto em seu estômago por causa da mudança no habito alimentar. Não há necessidade de adicionar um segundo desconforto, se isso puder ser evitado seria ótimo.

Desconecte da Mídia

Desligue-se da TV, rádio, jornais e a Internet, eles podem ajudar você a perder o foco do seu objetivo para o jejum. Você ficará menos tentado pelo constante bombardeio de publicidade e programas maliciosos que circulam na mídia. Evitando a mídia, vai te dar mais tempo para se concentrar no Senhor e em Sua Palavra.

Desconecte das Redes sociais – Jejum de redes sociais

jejum de redes sociais

Jejum de redes sociais não é necessariamente um período de férias, apesar de dedicar um bom tempo longe das pessoas durante o seu período de jejum. Poderá ajudar a obter o máximo de benefício se você se desligar do mundo que comumente o cerca. Deixe o seu e-mail, redes sociais e celular para trás. Se possível, encontre alguém que possa cobrir suas responsabilidades no trabalho e ministério. Muitas pessoas jejuam e ainda exercem as suas atividades diárias normalmente. Mas se você conseguir se desligar de tudo, vai te dar mais tempo em silêncio e quietude com o Senhor.

Não estou condenando as redes sociais, estou dizendo que devemos ter sabedoria ao utilizá-las. Não se pode abandonar o real e viver o virtual como se fôssemos um avatar de videogame. Há uma vida, família, sonhos, saúde, amigos e o mais importante, há um Deus esperando por você. Ele não está nas redes sociais, Ele está dentro de você, em seu coração, na sua vida, na história que você carrega com suas alegrias e tristezas, sorrisos e lágrimas. Ele é real, e importa que você esteja diante dEle na realidade da sua vida e do seu ser. Sem filtros, sem aparências montadas, mas com um coração quebrantado e derramado diante dele. Onde haverá só ele e você, ninguém mais.

No secreto de Deus, onde não precisarás de likes, compartilhamentos e comentários se estão gostando de sua atuação. Longe de holofotes virtuais, de interpretações equivocadas a seu respeito, de opiniões infundadas, de poses montadas com o melhor ângulo ou filtro, mais um secreto repleto da maior alegria que podemos ter, a presença de Deus.

Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás. (Salmos 51:17)

E se para isso for necessário que você se afaste um pouco, por que não fazer um jejum das redes sociais? Não o veja como uma privação, veja como como momentos que você escolheu para ficar mais perto de Deus e da realidade que Ele te presenteou, sua família, amigos e a si mesmo.

E quando tudo estiver bem, use as redes sociais com sabedoria e disciplina para engrandecer o nome do Senhor e alcançar outras vidas para o reino. Ele te dará as estratégias certas.

Mais do que exposições, Cristo quer que sejamos o que Ele pensou para nós, a ponto de tudo glorificar o Seu nome, inclusive nossas redes sociais.

Você já teve sua experiência com as redes sociais? Já passou um tempo off-line para se refazer em Deus? Conte-nos como foi, sua experiência pode abençoar outras vidas.

Cuidado com suas emoções

Algumas pessoas experimentam diversas mudanças de humor durante um jejum. Em um momento estão totalmente focadas em Deus e no próximo estão buscando piedade das pessoas. Sabendo que isto é provável que aconteça, espero que possa o ajudar a reagir corretamente diante das circunstâncias. Aprender a se reorientar em Deus e Sua bondade, irá o ajudar durante esta fase do jejum quando ele for longo e você experimentar emoções semelhantes.

Mantenha-se fisicamente ativo

Você deve ter tempo para descansar, mas isso não significa que você não deve fazer nada. Desfrute de um passeio no parque. Saia de casa e visite lugares que podem te levar a uma reflexão sobre a criação de Deus e de tudo que Ele fez.

Concentre-se em Deus

como fazer um jejum que agrada a deus

O jejum é um tempo para estudar a Palavra de Deus, meditar e orar. Para ajudar com isso, planeje uma passagem bíblica específica ou tópico que deseja estudar durante o seu jejum. Procure versos que você deseja memorizar e meditar. Gastar tempo conversando com Deus é permitir que Ele se revele a você em Sua Palavra.

 


Orações que você vai gostar de rezar:

Orações para Arrumar Emprego

Oração ao fiel protetor, Santo Anjo da Guarda

Oração De Cura De Todas As Doenças – Pe Marcelo Rossi

Como ensinar a seu filho qual é a verdadeira Igreja de Cristo?