Papa começa “24 horas para o Senhor” confessando-se e atendendo confissões de fiéis

O Papa Francisco começou a Jornada “24 horas para o Senhor” com uma liturgia penitencial na qual atendeu a confissão de vários fiéis na Basílica de São Pedro.

Pelo quinto ano consecutivo, o Pontífice presidiu a celebração com a participação de milhares de fiéis que começou com uma procissão, seguida pela Liturgia da Palavra. Logo após, deu início ao Sacramento da Reconciliação. Primeiro, confessou-se como qualquer penitente e depois atendeu a confissão dos fiéis.

Em sua breve homilia, assinalou que “o amor de Deus é sempre maior de quanto possamos imaginar, estendendo-se para além de qualquer pecado que a nossa consciência nos acuse”.

“Não conhece limites, é um amor desprovido de confins; não apresenta aqueles obstáculos que nós, ao contrário, costumamos interpor a uma pessoa, pelo receio que venha privar-nos da liberdade”, acrescentou.

Além disso, o Santo Padre explicou que “sabemos que a condição do pecado tem como consequência o afastamento de Deus” e, de fato, “o pecado é uma das modalidades com que nós nos afastamos dele; mas isto não significa que Ele se afaste de nós”.

“A condição de fraqueza e confusão, em que o pecado nos coloca, é mais um motivo para Deus ficar junto de nós”, continuou.

A iniciativa “24 horas para o Senhor” será realizada ao longo do dia de hoje e amanhã e, em cada diocese, pelo menos uma igreja permanecerá aberta a fim de permitir que os fiéis possam ter um momento de adoração e a confissão sacramental.

Em sua mensagem intitulada “Porque se multiplicará a iniquidade, vai resfriar o amor de muitos”, o Papa convidou os católicos a “empreender com ardor o caminho da Quaresma, apoiados na esmola, no jejum e na oração”.

“Se por vezes parece apagar-se em muitos corações o amor, este não se apaga no coração de Deus! Ele sempre nos dá novas ocasiões, para podermos recomeçar a amar”.

Nesse sentido, o Pontífice assegurou que uma “ocasião propícia” para isso é “a iniciativa ‘24 horas para o Senhor’, que convida a celebrar o sacramento da Reconciliação em um contexto de adoração eucarística”.

Fonte: ACI Digital