Faltar à missa aos domingos é pecado grave?
Sim, faltar à missa deliberadamente, e sem uma justificativa plausível, coloca a alma em pecado grave. Vejamos o que nos exorta o Código de Direito Canônico e o Catecismo da Igreja Católica:
“O domingo, em que se celebra o mistério pascal, por tradição apostólica, deve guardar-se como dia festivo de preceito em toda a Igreja” (n. 1246).
“No domingo e nos outros dias festivos de preceito os fiéis têm obrigação de participar na Missa” (n. 1247).
Código de Direito Canônico
“Os que deliberadamente faltam a esta obrigação cometem um pecado grave” (n. 2181)
Catecismo da Igreja Católica
Observemos que, a questão é bem mais ampla que ser pecado. Devemos compreender a importância da santa missa, em que recordamos o sacrifício de Jesus Cristo, momento em que ouvimos a sua palavra, professamos como Igreja a nossa Fé e quando estamos em estado de graça (sem nenhum pecado mortal), nos aproximamos da comunhão e recebemos Jesus, seu corpo e sangue. Vejamos, que à medida que entendemos a importância e beleza da santa missa, bem como o ZELO e AMOR que devemos ter pela sagrada Eucaristia, já não vamos mais por obrigação, ou pelo temor de cometer um pecado grave, mas sim porque queremos ir, porque o nosso coração anseia pelo encontro com Deus.
Não comete pecado grave, o fiel que tenha uma justifica plausível como: doença que o impossibilite de ir à missa, não tenha missa no lugar onde mora, alguma emergência…Ou seja, situações em que você de fato não pode ir a missa. Lembre que, não poder é diferente de não se esforçar e se planejar para ir. O fiel que falta a santa missa porque tem muita coisa para estudar, porque quer ir passear no parque, no shopping, está mostrando onde está o seu coração, e o que NÃO está em primeiro lugar em sua vida.
Referências
- Catecismo da Igreja Católica
- Código de Direito Canônico
- https://padrepauloricardo.org/blog/qual-a-sua-desculpa-para-nao-ir-a-missa