Palavras de São Leonardo de Porto Maurício sobre a Missa!

Palavras de São Leonardo:

“Ora, dizei-me sinceramente se, quando ides a igreja para assistir à Santa Missa, pensásseis como que ides ao Calvário assistir à morte de Jesus Cristo Redentor. Que diria alguém que vos visse aí chegar numa atitude tão pouco modesta, vestindo de maneira vergonhosa? E que se diria de vós que ides à Santa Missa como se fosse a uma festa mundana?”

“Que aconteceria, sobretudo, se profanásseis este ato tão santo com gestos, risadas, cochichos, encontros sacrílegos, ou com mais graves sacrilégios por pensamentos, palavras, ou atos? Digo que, em qualquer tempo e lugar, a iniquidade não tem cabimento; mas os pecados cometidos que se cometem na hora da Santa Missa e na proximidade do altar, atraem para si a maldição de DEUS: Maldito aquele que faz com negligência a obra do Senhor (Jr 48,10). Meditai seriamente sobre este assunto.”

Veja também:
Homília sobre a modéstia no vestir
Os padres são obrigados a usarem hábito eclesiástico?

“A principal excelência do Santíssimo Sacrifício da Missa consiste em ser essencialmente, e no mais alto grau, idêntico ao que foi oferecido por Jesus Cristo, no Calvário. O mesmo Santíssimo Ato que se realizou outrora no Calvário na missa se realiza novamente, não é uma simples representação que se faz, mas, sim, o mesmo corpo, o mesmo sangue, e o mesmo Jesus, que Se imolou no Calvário, agora Se imola hoje na Santa Missa. É o mesmo sacrifício da Cruz e não uma simples cópia.”

 

Fonte: As Excelências da Santa Missa, pg 13, 14. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.