É por isso que você deve pedir a bênção de um sacerdote

Pedir a bênção a um sacerdote: um antigo costume católico que hoje está cada vez mais em desuso.

Podemos não estar cientes da enorme graça que recebemos de Deus quando temos sacerdotes próximos a nós. Portanto, muitas vezes, acabamos deixando ir sem perceber, por exemplo, o valor da bênção que podem nos dar, e nós esquecemos esse costume.

São João Maria Vianney, proclamada pela igreja patronal dos sacerdotes, disse: “Se eu conhecesse um sacerdote e um anjo, cumprimentaria o sacerdote antes de cumprimentar o anjo. O anjo é amigo de Deus, mas o sacerdote toma seu lugar. ”

Leia também: Sacerdote de 75 anos se recusa a sair de convento interditado no Recôncavo

Quando são ordenados, os sacerdotes assumem a função de personagem Christi, isto é, eles são, para nós, representantes do próprio Cristo. Portanto, o santo disse que o pai “ocupa” o lugar de Deus e, portanto, era digno de ser saudado primeiro, mesmo antes de um anjo. Além disso, o sacerdote recebe de Deus o poder de trazer Cristo para o nosso meio, algo que os anjos não podem fazer.

É por isso que, durante a ordenação de cada sacerdote, há dois momentos importantes: a imposição das mãos do bispo e a unção das mãos do novo sacerdote. Ao receber o óleo nas palmas das mãos, o padre assume quatro dimensões importantes: seja bem-vindo, abençoe, ofereça e consagre.

Leia também: Falece menino com câncer que realizou seu último desejo: ser sacerdote por um dia

Hoje falamos sobre essa segunda dimensão. Quando pedimos a um sacerdote para nos abençoar, é um gesto que diz que queremos participar dessa unção recebida por ele, queremos fazer parte dessa bênção. Há alguns que também mantêm o costume de beijar as mãos dos sacerdotes, precisamente porque são o que nos trazem a Cristo, são instrumentos da graça de Deus para os fiéis.

Por que muitos não pedem aos sacerdotes para abençoá-los?

Camilo Júnior, missionário redentorista e membro da Comissão de Jovens do Santuário Nacional do Brasil, adverte que muitas vezes, pessoas que não pedem a bênção dos sacerdotes, não o pedem de seus próprios pais.

Leia também: Ator que faz sacerdote em Apocalipse não vê ataque a católicos. Você concorda?

Não pare de pedir a benção aos sacerdotes e participe dessa unção dada por Deus. E não se esqueça de orar sempre pelo seu pároco e pelos sacerdotes que conhece. Eles são instrumentos de Deus para nós, uma riqueza que a Igreja nos dá, e eles precisam de nossas orações como forma de dedicar nossa gratidão por dedicar suas vidas aos outros.

Artigo originalmente publicado por Catolic Digestt, traduzida e adaptada ao português por Nossa Senhora cuida de mim.

4 thoughts on “É por isso que você deve pedir a bênção de um sacerdote

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.