10 anedotas envolvendo o Papa mais engraçado de todos os tempos

10 anedotas envolvendo o Papa mais engraçado de todos os tempos

São João XXIII, o Papa Bom, e suas tiradas que fizeram história

Angelo Giuseppe Roncalli, o Papa São João XXIII, nasceu na Itália em 1881 e foi ordenado sacerdote em 1904, aos 23 anos de idade.

Quando bispo, ajudou a salvar centenas de judeus perseguidos pelo nazismo durante a Segunda Guerra Mundial ao lhes conceder o “visto de trânsito” da Delegação Apostólica. Em 1958, com a morte do Papa Pio XII, foi eleito ao Trono de Pedro e não demorou a ser apelidado de “Papa Bom”, graças ao seu enorme carisma e bom humor, além, obviamente, da bondade e generosidade pelas quais já era vastamente conhecido. Em seu comprometimento com o diálogo entre os povos e com a missão católica de testemunhar o Evangelho em todos os âmbitos da vida humana, convocou o Concílio Vaticano II para refletir de que maneiras a pastoral da Igreja precisaria responder aos desafios de um mundo em aceleradas transformações sociais.

São João XXIII partiu para o Abraço Eterno do Pai no dia 3 de julho de 1963, foi beatificado por São João Paulo II no Jubileu do Ano 2000 e canonizado pelo Papa Francisco em abril de 2014. Sua festa litúrgica é celebrada em 11 de outubro.

O Papa mais engraçado de todos os tempos

São João XXIII é frequentemente recordado pelas muitas situações e tiradas bem-humoradas que protagonizou.

1 – Os alfaiates

Logo após ser eleito Papa e aceitar a votação, ele se retirou para colocar as vestes brancas do Bispo de Roma, conforme a tradição. Mas aí surgiu o problema: nenhuma das três batinas previamente preparadas servia para ele. Os encarregados ficaram embaraçados e o novo Papa observou, sorrindo:

“Está claro que os alfaiates não me queriam como Papa”.

2 – O outro Papa

Em certa ocasião, recebeu um bispo italiano em uma audiência que durou mais que o previsto. Seu secretário, mons. Loris Capovilla, foi então lhe recordar que ele ainda tinha uma longa lista de audiências. São João XXIII comentou com o bispo:

“Às vezes não sei se o Papa sou eu ou se é ele”.

3 – Os trabalhadores do Vaticano

É muito famosa a sua resposta para alguém que perguntou quantas pessoas trabalhavam no Vaticano. Com naturalidade, São João XXIII respondeu:

“Mais ou menos a metade”.

4 – A superiora do Espírito Santo

Certa vez, o Papa Bom saiu do Vaticano sozinho e foi ao Hospital Espírito Santo para visitar discretamente um amigo padre que estava internado. Ao bater à porta, surgiu a madre superiora, que, emocionadíssima, disse:

“Santo Padre! Eu sou a superiora do Espírito Santo”.

O Papa lhe respondeu:

“Mas que grande carreira a senhora fez, madre! Eu só consegui chegar a ser Vigário de Cristo”.

5 – “Vou falar com o Papa”

São João XXIII costumava confidenciar aos seus colaboradores:

“Com frequência acordo à noite e começo a pensar numa série de problemas graves e então decido que preciso falar sobre eles com o Papa. Depois, acordo completamente e me lembro que o Papa sou eu!”

Com frequência, aliás, ele declarava:

“Todo mundo pode ser Papa. A prova é que eu sou”.

6 – São João Extramuros

São João XXIII foi o primeiro Papa do século XX que, em diversas ocasiões e sem alarde algum, saiu dos muros do Vaticano para visitar pessoas necessitadas. Os romanos, com seu típico senso de humor, o chamavam de São João Extramuros, em referência à famosa basílica de São Paulo Extramuros (ou São Paulo Fora dos Muros).

7 – João Batista

Numa ocasião em que recebeu um senador norte-americano, este se apresentou mencionando a sua religião:

“Santidade, eu sou batista”.

O Papa respondeu com seu habitual sorriso e espirituosidade:

“Eu sou João. Então estamos completos!”

8 – Sagradas Escrituras

Em outra ocasião, o Papa recebeu o rabino de Roma e, após a reunião, o acompanhou até a porta da sala de audiências. O rabino então cedeu a passagem para que o Papa saísse antes, mas São João XXIII, fazendo educadamente o gesto de deixá-lo ir à frente, respondeu em tom solene:

“Primeiro o Antigo Testamento!”

9 – As irmãs de São José

Um grupo de freiras se apresentou a ele informando que eram as irmãs de São José. O Papa respondeu na hora:

“Ora, mas que bem conservadas!”

10 – Para encerrar

Virou costume que São João XXIII encerrasse os seus encontros com os peregrinos dizendo esta pérola sobre o fato de passar quase todo o tempo dentro do Vaticano:

“Voltem, voltem, pois, infelizmente, estamos sempre aqui”.

Fonte: Aleteia


Você vai gostar de ler também:

Orações para Arrumar Emprego

Orações para Aumentar a Fé

Oração Para se Libertar da Ansiedade

Você gosta de Camisetas Catolicas? Clique


 

Compartilhe com seus amigos

Deixe um Comentário

avatar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Subscribe  
Notify of
>